18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil

Poeira Das Estrelas

O mês de abril é o mês da literatura! No dia 2, comemora-se o Dia Mundial do Livro Infantil, data escolhida para homenagear o escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido no dia 2 de abril de 1805.

No Brasil, a data é celebrada no 18 do mesmo mês. A data homenageia Monteiro Lobato, precursor da literatura infantil no país. O paulista de Taubaté é o criador dos livros infantis “Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo”, composta por mais de 30 obras, além de outras obras inesquecíveis.

Porém, a obra de Monteiro Lobato contém alguns conteúdos inapropriados, como comentários de cunho racista, que coloca a relevância do autor em cheque.

Para falar sobre o tema, o Portal LeiaJá convidou as escritoras Clara Haddad e Lenice Gomes. Para a paulistana radicada em Portugal, Clara Haddad, o bom senso deve prevalecer. “Não concordo com as coisas racistas e misóginas mas ao mesmo tempo eu acho que não podemos simplesmente cancelar um autor porque, querendo ou não, ele tem um percurso e um valor para a literatura brasileira. Se a gente não trata esses temas e  não conversa com as crianças ela sobre essas situações todas, elas não se protegem para o mundo. A literatura é um espelho do que acontece na vida, é uma forma de preparar a criança sobre esses temas num ambiente seguro a partir da voz daquelas pessoas que ela confia”.

A pernambucana Lenice Gomes, Lobato tem sua importância por ter promovido a  “formação da literatura brasileira” e menciona outra escritora importante, Clarice Lispector – que menciona o escritor no conto Felicidade Clandestina -, para ilustrar sua fala. “Para ela, esse contato com o livro foi uma abertura para o encantamento, isso revela que em qualquer tempo os leitores terão a sensibilidade para experimentar os mais diversos temas e as diferentes perspectivas sobre os textos”

Além do autor do Sítio do Picapau Amarelo entre outros clássicos, as escritoras falaram sobre a importância da literatura na formação do ser humano e muito mais. Clique aqui e confira na íntegra.

+ CLARA HADDAD
A artista da palavra luso-brasileira com ascendência sírio-libanesa e holandesa, Clara Haddad acumula 29 anos de trajetória artística, sendo 23 deles dedicados exclusivamente a narração oral. Já percorreu mais de oito países do mundo, fazendo apresentações, espetáculos e formações. Coleciona prêmios e indicações. Em 2015, na Bélgica, foi eleita a melhor narradora de Língua Portuguesa da Europa. E no ano de 2020, ganhou o Troféu Baobá -considerado o Óscar brasileiro no setor da narração e mediação de leitura. É também diretora da Escola de Narração Itinerante-projeto de formação de narradores pioneiro em Portugal e editora da Fábrica das Histórias- editora independente de livros infanto-juvenis e associação cultural. Autora dos livros: «O que é que o crocodilo come ao meio-dia » publicado em Portugal em 2020 (e, em breve, no Brasil),« A Narradora de Histórias e outros contos de encantar» publicado em Portugal (2018) e no Brasil em 2020, «Poeira das Estrelas»- publicado em Portugal (2017) e no Brasil(2018)- este livro foi escolhido para integrar o acervo básico da infância 2019 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ. É coautora do premiado livro «Histórias de quem conta histórias» publicado em 2010 no Brasil, este livro está em várias listas de altamente recomendável, obteve a maior distribuição feita pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE 2012) e foi escolhido para representar o Brasil, no catálogo brasileiro da feira internacional do livro infantil em Bolonha-Itália em 2011 e 2012, a maior feira mundial da área infanto-juvenil. Em março de 2021, Clara Haddad lançará o Clube de Histórias Motivacionais-Vive a tua história. Um projeto desenvolvido por ela e dois narradores portugueses. E em abril está previsto o lançamento da edição brasileira do livro “O que é que o crocodilo come ao meio-dia, em português e inglês, pela Telos Editora. Conheça a biografia completa em www.clarahaddad.com

Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title